Moda,  Moda Feminina,  Moda Masculina

Quebrando tabus com a Bolsa Carteiro!

Quando se pensa em uma bolsa, normalmente associamos o acessório às mulheres, mas desde a Idade Média os homens já as usavam.  Eram bolsas grandes, feitas de pele de animais, em que a alça ia até abaixo da linha da cintura. Eram usadas principalmente para carregar tabaco, remédios e livros de oração.

Com o passar do tempo elas se tornaram mais retangulares e algumas diminuíram de tamanho e passaram a ser carregadas na cintura – as famosas e controversas pochetes. Tanto para mulheres quanto para homens, é um acessório utilitário que com o tempo ganhou também sua função de agregar estilo e beleza a quem o usa.

uma nova era

O guarda-roupa masculino mudou muito desde os anos 80 e uma peça que acabou se tornando um dos coringas masculinos foram as bolsas carteiro Normalmente retangulares e parecidas com uma pasta, esse tipo de bolsa se tornou quase um estilo, deixando o figurino masculino menos previsível e mais prático. Os homens que há algum tempo só usavam carteira, pasta executiva ou mochila nas costas, se adaptaram muito bem a essa moda. Há alguns anos grifes famosas de bolsas femininas lançaram modelos para o cotidiano masculino, mas há pouco tempo, principalmente com a ascensão dos notebooks e outros gadgets, elas começaram a se popularizar de verdade.

Bolsa carteiro de couro Stone
Bolsa carteiro de couro Luigi

Antes de falar sobre as bolsas, vejamos onde tudo começou. O termo “metrossexual” se aplica ao homem urbano moderno, que se preocupa com a aparência. Era pouco usado há alguns anos e hoje se tornou um estilo de vida cada vez mais comum.

Por várias gerações aprendemos que geralmente as mulheres são vaidosas e os homens são mais “desleixados”. No entanto, hoje em dia é cada vez mais clara a ideia de que ser homem não significa não se preocupar com sua aparência. Se há muito tempo os homens mal faziam a barba, nos dias de hoje ele depila o peito e deixa a barba “por fazer” e isso compõe todo seu estilo e a imagem que ele deseja passar.

Cabelos hidratados, loção corporal, roupas “na moda”, bolsas e carteiras que complementam o figurino, os homens não se limitam mais a um banho de 5 minutos e um perfume marcante, eles se preocupam cada vez mais com sua saúde e aparência.

Os homens de negócio e os executivos foram os primeiros a levar as bolsas para seu cotidiano, provavelmente um deles precisava carregar algo que não cabia em uma pasta e não podia ser levado em uma mochila.

As bolsas carteiro, espaçosas e discretas, complementam o visual masculino com elegância e praticidade. Cada vez mais a moda masculina gera tendências e ocupa um espaço significante na mente e no bolso dos executivos, chegando agora a todos os homens, assim como os blogs femininos auxiliam as mulheres na escolha da make, existem blogs masculinos que auxiliam os homens a escolher o modelo de bolsa, o terno e o sapato.

Dicas de Como se vestir bem ( ???)

As bolsas não necessariamente devem combinar com os sapatos ou o relógio, elas são usadas para compor o visual e para trazer conforto e praticidade no dia a dia desse homem moderno. São vários os formatos e modelos, uma tendência crescente da última década.

A mais popular é a bolsa tipo carteiro, também conhecida como bolsa transversal, e há quem chame também de capanga. Normalmente retangular como uma pasta, de alça longa para ser carregada nos ombros.

Bolsa carteiro de couro Renné
Capanga de couro Franklin

Sucesso entre as mulheres, os homens recentemente ganharam várias opções de Clutch, uma carteira maior que a tradicional onde se pode carregar documentos, cartões, smartphone até tablet.

O modelo Tote Bag é uma união das anteriores, uma bolsa que tem uma alça para ser usada á mão e outra para ser carregada no ombro.

Bolsa tote de lona e couro Jean
Pasta envelope de couro Antônio

Uma versão mais profissional é a bolsa envelope, que como a Clutch pode ser comparada a uma carteira maior, só que sua abertura imita um envelope, comportando papeis e documentos diversos, e por vezes notebooks.

O certo é que as bolsas tradicionais dominam o mercado e com isso abrem espaço para que novos modelos masculinos sejam pensados e produzidos, já que hoje em dia os homens carregam tantas coisas quanto as mulheres. Talvez essa necessidade tenha feito com que eles abandonassem as mochilas – e o preconceito – partindo para uma era de modernidade, conforto e beleza.

Com isso a sofisticação masculina quebra um tabu de anos e conquista cada vez mais elegância para seu guarda-roupa. A bolsa masculina deixou de ser mero acessório fashion, para virar um item de primeira necessidade.

Agora que você leu um pouco sobre a bolsa carteiro, saiba também um pouco da sua história!

A Relicário Bolsas e Pastas é uma marca mineira especializada em bolsas e acessórios de couro legítimo. Com fábrica em Belo Horizonte e atendimento a todo o Brasil através de sua loja virtual, a Relicário preza pela produção artesanal e acabamento caprichado em todos os seus produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *