Moda,  Recentes

Qual é a Pasta Executiva perfeita para você?

A pasta executiva é um tipo de bolsa projetada para atender as necessidades específicas do dia-a-dia profissional. É nela que você vai carregar itens como notebook,  agenda, tablet, livros e documentos de maneira segura e organizada. 

A pasta é uma excelente aliada de advogados, médicos, empresários, professores, homens e mulheres de negócios em geral. Nós inclusive já demos algumas dicas de como escolher a melhor pasta de acordo com a sua profissão. Mas com a grande quantidade de modelos, pode surgir a dúvida: “qual é a pasta executiva ideal para mim?” Confira abaixo algumas dicas pra escolher aquela que mais combina com você.

A Pasta pode ser flexível ou rígida

Pasta executiva rígida ou flexível? 

Em geral, uma boa pasta executiva possui a estrutura mais rígida do que uma bolsa tradicional e oferece boa proteção aos objetos que você levar em seu interior. 

Porém, essa proteção extra ao conteúdo interno da pasta pode custar um pouco menos de conforto na hora de utilizá-la. Isso porque uma estrutura mais rígida é menos anatômica do que uma bolsa mais mole. 

Portanto, cabe a você decidir se prefere um modelo de pasta mais rígida ou mais flexível, levando em consideração tanto a proteção que você deseja ao conteúdo quanto o conforto em seu corpo. Vale lembrar que essa rigidez ou flexibilidade tem muito mais influência do revestimento interno da pasta do que do material externo.

Quantas divisórias minha pasta executiva precisa ter?

Um outro detalhe importante é a quantidade de divisórias. Deve ser um número suficiente para que você mantenha tudo em seu devido lugar e consiga levar bastante coisa. 

Ter uma pasta bem dividida é ótimo para você manter a organização e ter tudo o que precisa sempre à mão.  

Mas  uma pasta com mais bolsos do que sua necessidade pode fazer com que você fique um pouco perdido na hora de encontrar os objetos lá dentro. 

Além disso, uma pasta com muito mais espaço do que o que você precisa pode fazer com que você acumule objetos desnecessários no dia-a-dia. 

Saiba de quantas divisórias você vai precisar
As pastas podem ser com ou sem alça

Pasta executiva com alça a tiracolo, pasta de ombro ou somente alça de mão? 

 A alça de mão é a mais comum em todos os modelos de pasta executiva. É a maneira mais clássica e tradicional de se usar uma pasta, levando-a bem segura em suas mãos. Mas uma alça lateral pode ser de grande ajuda, principalmente nos deslocamentos ou se você costuma carregar muito peso. 

Uma outra alça muito utilizada,  principalmente nas pastas femininas, é a alça de ombro. E existem também as pastas envelope, que não possuem alças e são carregadas em seu corpo, nas mãos ou embaixo dos braços.  Por isso, é importante levar em consideração na hora da escolha quais alças lhe darão mais conforto e praticidade. 

Qual o melhor material para sua Pasta Executiva?

Pastas executivas de couro

Nós já contamos aqui algumas razões para você considerar a sua pasta executiva um investimento e não um gasto. Dito isso, precisamos analisar alguns pontos importantes para que você escolha o melhor material. 

1 – uso diário: se você usa uma Pasta executiva, é bem provável que a utilize em todos os dias em que vai trabalhar. Isso quer dizer que sua pasta te acompanhará em média 5 ou 6 dias por semana. Por isso, sua pasta deverá aguentar o seu ritmo. E do jeito que o mundo dos negócios anda pesado, eu aposto que você tem um ritmo muito agitado, não é mesmo? 

2 – resistência a danos: a pasta executiva é uma extensão do seu office-look, ou roupa de trabalho. É vista muitas vezes também como um cartão de visitas, além de ser uma das peças de maior destaque em uma reunião ou visita de negócios. Por isso é importante que sua pasta seja resistente e não fique com os cantinhos desgastados, costuras soltas, partes descascadas ou mesmo “cara” de velha. 

3 – facilidade para combinar: como a pasta vai lhe acompanhar no trabalho e você a usará todos os dias, é bom pensar que ela vai te acompanhar sempre, seja qual for a sua roupa. Por isso, a pasta executiva costuma ser de cores sóbrias e devem ser sempre atemporais. 

4 – peso da pasta: quem tem uma pasta executiva costuma levar muitos itens para o trabalho, portanto é importante que a sua pasta não seja muito pesada mesmo vazia. Por isso, opte por modelos que tenham no máximo 1 kg. O que mais influencia no peso de uma pasta são os metais e o seu revestimento. 

Sempre que puder, opte por uma pasta mais leve

Pelos motivos acima, nós apostamos no couro legítimo como o material ideal para uma pasta executiva. Sóbrio, muito resistente, clássico e sempre na moda, o couro é um material que, se bem cuidado, dura muitos e muitos anos.

Porém, há também boas opções de pastas executivas em material sintético, que imitam o couro na aparência. No geral, essas pastas têm uma vida útil bem inferior às de couro e se deterioram mais rapidamente, além de não apresentarem a mesma sofisticação. Mas como o custo é mais baixo, pode ser uma opção interessante de entrada. 

 

Conclusão

Como vimos, a escolha da pasta executiva ideal leva em conta muitos fatores e vai depender muito mais da sua necessidade do que do produto em si. Por isso é importante se atentar a alguns detalhes para facilitar essa escolha. Os principais deles são:  Espero que esse texto lhe auxilie para que você faça a melhor opção. 

Autor:

George Silvério

Sócio-fundador da Relicário, começou ainda adolescente a trabalhar com bolsas. Fundou a empresa em 2009 e hoje coordena os canais digitais da Relicário.