Cuidados com couro

Couro legitimo: o verdadeiro couro ecológico

Na hora de comprar uma bolsa, você faz sua escolha baseada em diferentes aspectos, certo? Se for por modelo, você pode optar por uma clutchbolsa baúbolsa de ombrobolsa sacotiracolocarteiro, dentre outras. Por tamanho, você tem opções desde as menores, que são quase carteiras, até as grandonas, como as bolsas totem ou pastas executivas. No quesito cor as opções são quase infinitas!

Há um fator, no entanto, que é essencial, não importa a bolsa que você escolha: qualidade. Nesse ponto, as opções não são tantas. Você até consegue encontrar modelos bonitos e baratos, mas que têm um baixo preço justamente por serem confeccionadas com materiais de má qualidade, o que irá reduzir consideravelmente sua vida útil.

Quando o assunto é qualidade, não há duvida: as melhores bolsas são as de couro, que garantem durabilidade, beleza e conforto.

Beleza e longevidade

Muitos defendem o uso de couro sintético ou ecológico em alternativa ao couro legítimo. Porém, primeiramente, esse é um termo que só pode ser usado para produtos oriundos exclusivamente de pele animal curtida por qualquer processo. Esse texto está na Lei nº 11.211, de 19 de dezembro de 2005. Portanto, couro é só um: aquele que vem de origem animal.

Em segundo lugar, não há nada mais durável do que o couro legítimo, uma vez que suas imitações, feitas de derivados do petróleo e do cloro,  têm uma vida útil muito menor. Enquanto uma bolsa de couro muitas vezes atravessa gerações e passa de pai para filho, dificilmente vemos uma bolsa de material sintético fazer 1 ou 2 aniversários.

Isso porque o couro sintético, que alguns chamam de “couro ecológico”, é um subproduto do petróleo, quase sempre feito para durar pouco e propiciar um descarte mais rápido e consumo maior. Enquanto um produto de couro, feito com a pele de um animal que é um dos ítens básicos de nossa alimentação, tem sua vida útil infinitamente maior.

Agora que desmistificamos o principal preconceito que ronda o couro legítimo, reunimos as suas vantagens que farão você se apaixonar ainda mais por esse material.

  • É super resistente e de grande durabilidade;

  • É impermeável;

  • Dificilmente perde seu aspecto natural;

  • É um material nobre e natural;

  • Resiste a altas temperaturas;

  • Raramente se deforma.

CUIDADOS COM O COURO

Por ser esse material tão especial, o couro necessita de alguns cuidados para durar ainda mais. Conservá-lo é muito fácil, basta seguir nossas dicas.

Antes de guardar um artigo de couro, certifique-se que ele esteja limpo. Caso contrário, ele poderá ressecar com o tempo. Mas atenção: o couro legítimo não pode ser lavado. Uma dica para ajudar na limpeza do material é passar algodão com um pouquinho de hidratante de pele sob a sua superfície, uma vez por mês.

Não guarde seus acessórios de couro em locais fechados. Quanto mais eles “respirarem”, melhor. Ao dobrá-las, elas ficarão com marcas de amassado. Tomados esses cuidados, sua bolsa ficará linda e nova por muito tempo!

Agora que já conhece a qualidade das bolsas de couro, escolha aqui na Relicário aquela que mais combina com você! Aproveite também para contar para nós suas experiências e preferências com esse material!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *