Cuidados com couro

Como evitar mofo em suas bolsas de couro

Nos primeiros meses da pandemia, fotos de uma loja com várias bolsas, pastas, mochilas e sapatos estragados, e cobertos de mofo ganharam muita repercussão no Brasil e no mundo. Vários sites especializados em disseminar fake-news compartilharam a notícia de que se tratava de um shopping em São Paulo e aproveitaram o fato para dar uma cutucada no governador João Dória.

No entanto, essas fotos ocorreram na Malásia, em uma loja chamada Metrojaya. A informação de que o incidente não ocorreu em nosso país foi confirmada pela Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers. Mas, mesmo que não tenha ocorrido no Brasil, o fato chamou muito a atenção de internautas pois mostrou o que pode ocorrer com produtos de couro ao ficarem mal guardados por muito tempo em um local fechado.

Como evitar mofo em suas bolsas de couro

 

Se mal armazenadas, bolsas de couro podem ser um habitat perfeito para fungos e ácaros
Fotos: reprodução Facebook (autor: Nex Nezeum)

Independente de quem seja a culpa por esse estrago, uma coisa ficou clara: não se deve deixar bolsas, sapatos e acessórios de couro em locais úmidos e sem ventilação. De Belo Horizonte, cidade onde escrevemos esse texto, à loja Metrojaya da cidade de Mutiara Damansara, onde estavam as bolsas, são mais de 17.000 km. Mas mesmo assim resolvemos analisar esse caso e verificar o que pode ter acontecido para que as bolsas e acessórios tenham ficado em estado tão ruim. 

Como evitar mofo em suas bolsas de couro

 

Sapatos, bolsas e acessórios ficaram cobertos de mofo em uma loja fechada por mais de 30 dias Fotos: reprodução Facebook (autor: Nex Nezeum) 

Cuidado para armazenar bolsas e acessórios em couro multiplica a vida útil da peça 

Como já dissemos aqui no blog, em nossas  5 dicas para manter a bolsa de couro sempre novao couro é um material que “respira”. Devemos nos lembrar que trata-se de uma matéria orgânica, e como tal, propícia para abrigar fungos e bactérias se deixada fechada por muito tempo. É por isso que devemos ter sempre cuidado com nossos itens de couro – seja uma bolsa, mochila, jaqueta, etc.

O ideal é evitar guardar suas peças em um local totalmente fechado e sem ventilação, e jamais guardar qualquer item de couro em saco plástico. Prefira sempre as embalagens de TNT, que permitem a passagem do ar. As peças que ficam mais tempo guardadas – como as jaquetas, por exemplo – devem ser deixadas em local arejado por alguns minutos pelo menos uma vez a cada três meses. 

Um outro cuidado que aumenta muito a vida-útil e a beleza das peças de couro é hidratá-la periodicamente. Nós recomendamos que a hidratação seja feita pelo menos a cada 4 meses, ou sempre que perceber que a bolsa ou acessório em couro está ficando ressecado.

Como guardar bolsa de couro
Saquinho de TNT é excelente para guardar bolsas de couro  quando você não estiver usando

 

Voltando à loja da Malásia, chegamos à conclusão de que uma loja totalmente fechada por 60 dias, com vários produtos de couro e com o ar-condicionado desligado (embora a loja não tenha confirmado essa informação, é muito provável que o ar estivesse mesmo desligado) é o cenário ideal para o aparecimento de fungos e microorganismos. Será que por lá também a culpa pelo descuido caiu no governador? Bom, independente disso, a loja afirmou que descartou todos os produtos danificados em sua reabertura.  

O que fazer se sua bolsa de couro está mofada?

Se você se descuidou ao guardar sua bolsa de couro e ela apresentou algum mofo, vamos te ajudar a solucionar o problema (observação: falamos de bolsa por ser a nossa especialidade, mas as dicas abaixo podem ser usadas em qualquer item de couro legítimo) 

Para combater pequenos focos de mofo nas bolsas de couro, o vinagre de álcool (também conhecido como vinagre branco) é um ótimo aliado. Um produto extremamente barato, que provavelmente você já tem em casa e é capaz de resolver a maioria dos pequenos casos de mofo em bolsas.

O que fazer se minha bolsa de couro está mofada?
Pequenos pontos de mofo na bolsa podem ser facilmente removidos com vinagre

Atenção: Antes de aplicar o vinagre, faça um pequeno teste em algum cantinho escondido da bolsa, para se certificar de que o produto não danificará a aparência e a suavidade do toque do couro. Em nossos testes com 5 tipos diferentes de couro, não tivemos nenhum problema, mas como existem muitos tipos de acabamento, pode ser que sua peça não reaja muito bem ao vinagre. Por isso, é sempre bom fazer esse teste.

Uma vez que já tenha feito o teste, coloque um pouquinho de vinagre em um pano bem macio (de preferência feito de algodão, já que os tecidos sintéticos são mais ásperos) e vá passando devagarinho, em movimentos circulares, na área mofada. Cuidado pra não encharcar demais o produto e lembre-se de que o cheiro do vinagre é um pouco forte. Se o vinagre não resolver, existem algumas opções de anti-mofo em spray fáceis de ser encontradas no supermercado.

O que fazer se minha bolsa de couro está mofada?

Depois de tirar todo o mofo, deixe secar à sombra em local ventilado. À medida que o material for secando, também vai saindo o cheiro do vinagre. Após sua bolsa estiver sequinha, passe um hidratante (se você não tiver um específico para couro, pode ser o corporal mesmo) em toda a sua superfície, para renovar as fibras do couro e dar aquele cheirinho gostoso. Pra finalizar, lustre com uma flanela e deixe sua bolsa com cara de nova! Ah, e não vai deixar sua bolsa guardada sem nenhuma ventilação de de novo, hein? 

Autor:

Emanuel Pimenta

Sócio da Relicário e responsável pela fábrica da empresa. Coordena todas as etapas de fabricação das peças.