Cuidados com couro

5 dicas para manter a bolsa de couro sempre nova

1. MANTENHA A LIMPEZA

Quando saímos da loja tudo está em seu lugar, a bolsa é linda e parece ter um brilho único. Mas sem alguma atenção, tanta beleza vai embora com o tempo. O couro também tem seus inimigos e o chão é o primeiro deles.

Colocar a bolsa no chão pode não só arranhar, como também manchar a bolsa com todo tipo de sujeira, vinda sabe-se lá de onde. Para mantê-la limpa, passe um pano úmido e deixe-a secar à sombra. É o suficiente para manter sua higiene em ordem.

Uma boa dica é passar um pouco de hidratante na bolsa, para manter o couro hidratado. Não há necessidade de ser um produto específico para couros, um hidratante corporal comum dá excelentes resultados!

Guarde a bolsa em locais arejados, protegidos de exposição desnecessária à umidade e poeira.

2. EVITE MANCHAS

Couro é muito resistente, mas também pode manchar! Então é bom tomar algum cuidado.

É bom evitar que o couro tome chuva, se não for especialmente tratado. A acidez da água da chuva, com o tempo, pode manchar. Evite também manter seu acessório próximo à comidas gordurosas. Elas podem pingar e a marca ali ficar para sempre. Se acontecer, tente limpar logo com o pano úmido. Se não resolver, leve para um especialista ou lavanderia de confiança. É melhor do que ficar passando produtos sem saber e criar mais manchas. O mofo também pode manchar, então reforçamos a importância de guardá-las em local arejado.

Necessaires de couro Medic

3. Mantenha o formato

Imagine você investindo naquela bolsa linda de couro, que quando você olhou na vitrine estava quadradinha, sorrindo pra você e depois de um tempinho ela estar toda murcha, sem forma deprimida no seu armário. Triste, não é?

Isto pode acontecer se usamos mal ou guardamos a bolsa de couro de forma errada. Evite dobrá-las ou colocar peso em cima. Guardar sempre de pé, se possível em prateleiras ou gavetas profundas ajuda bastante. Se não for possível, tente manter as que mais usa em um cabideiro.

 

Bolsa de couro Luana

4. metais sempre brilhantes

Uma característica que envelhece muito qualquer peça é a oxidação e consequente perda do brilho de detalhes em metal, como fivelas, tachas e zíperes. Isto pode ser resolvido com um polidor de alumínio, destes de supermercado mesmo. Se não tiver o produto, polvilhar um pouco de bicabornato de sódio e lustrar com um pano macio também ajuda a trazer de volta o brilho original!

 

5. CUIDADO COM O PESO

O couro é um material resistente, mas não abuse! Cada tamanho de bolsa cabe uma quantidade máxima de coisas. Não adianta querer levar a casa com você numa bolsa pequena. Além de forçar as paredes e as costuras da bolsa, que podem acabar deformando, você não vai querer ver sua alça estourar no meio da rua.

Portanto, escolha o tamanho ideal para a ocasião, mas que também  combine com a quantidade de objetos que precisa levar nela.

→ Ah! A gente também tem um artigo completo para te ajudar a identificar os tipos de couro. Clique aqui para acessá-lo!

DICA EXTRA!

→ A gente tem um post completinho sobre como combinar artigos de couro com o seu look, para acessá-lo clique aqui.

As roupas da moda podem incluir às vezes alguns detalhes que não são muito amigos do couro. O cuidado é especial com tachinhas, zíperes, pedrinhas e outros acessórios que possam riscar ou até mesmo furar o couro. Manter a bolsa raspando nesses detalhes pode desgastar o material.

O maior cuidado é durante o uso. Se está com uma jaqueta de tachinhas, por exemplo, não deixe sua bolsa à tiracolo, onde ela vai ficar em contato com o metal. Leve-a nas mãos. Simples, não?

Uma boa bolsa de couro é sempre uma adição bem vinda ao guarda-roupas de qualquer homem ou mulher. E seguindo estes passos simples você garante que terá seu acessório por muitos anos.

Veja Mais:

 

Autor:

Emanuel Pimenta

Sócio da Relicário e responsável pela fábrica da empresa. Coordena todas as etapas de fabricação das peças.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *